sexta-feira, 15 de março de 2013

Um Papa pouco 'papável'


Ora cá está um tema do qual ninguém fala! (para os mais ingénuos, estou, obviamente, a ser irónica).
Mas tem tanto que se lhe diga que tenho também eu de falar....embora esteja com medo de fazer um texto de 3 km. Vou tentar entrar já em 5ª mudança para que a jornada não seja longa.

O Papa, sua Santidade e Eminência, o Papa. O seguidor de São Pedro que foi aquele que, dizem as lendas, botou o primeiro calhau no local onde hoje em dia se encontra a Catedral de seu mesmíssimo nome.
Eu já lá estive e é sem dúvida uma assombrosa Catedral. Fiquei estupefacta a olhar para aquelas esculturas com a altura de 5 homens, talhadas por sei lá quantos artistas já idos, de uma maestria incrível. E de facto sente-se uma certa emoção, quase como um encontro com anjos ou unicórnios, ao entrar na Catedral e ao observar tamanha Arte e tamanha Beleza. E nem é preciso estar em ácidos! Não, esqueçam isso, e até evitam embaraços no aeroporto.
Mas rápido me apercebi que era a emoção pelo sagrado da Arte e não pelo sagrado 'Senhor' (..Aquele...sabes? A quem rezas todas as noites e nunca faz o que pedes, sabes? Okay, esse mesmo.)

Mas voltando ao Papa... Andam as más línguas a dizer que o último resignou porque está com Alzheimer. Se calhar está. Sei lá eu. Não me mandou nenhum tweet com as novidades...!
Mas tenho cá para mim que não, que o que ele teve foi uma crise religiosa. Apercebeu-se que Deus nem a ele aparece e então desistiu de falar em nome Dele. Fez birrinha. E talvez até tenha sido isso que lhe provocou o tal do Alzheimer, se é que isso é realmente verdade.

E agora temos outro. Claro. Porque a Igreja sem Papa é como....errrr....um bolo sem cereja no topo?
Até hoje não sei para que ele serve. Digamos que será o porta-voz, aquele que diz o que a corja manda dizer e pouco mais. O RP do Vatican Club! E pagas para entrar como em outro Club qualquer, assim como não vale ir mal vestido: meninas de saia e decote..nem pensar! (Ainda me lembro que tive de comprar uma t-shirt foleira porque ia com os braços descobertos (ya, estão 40º!) )
E o que a corja manda dizer (não esquecendo que dessa corja faz ele também parte) é que nos amemos uns aos outros como irmãos, como iguais. Muito bonito!
Mas depois rapidamente se contradizem dizendo que entre todos estes 'iguais' que somos há, sim, muitas diferenças.

Hoje vi publicada uma frase que terá sido proferida pelo novo Papa. Não tenho ainda como confirmar se realmente a disse ou não (o Facebook também está minado de 'brincalhões'), mas acredito realmente que a tenha dito:
"As mulheres são naturalmente inaptas para exercer cargos políticos. A ordem natural e os feitos mostram-nos que o homem é o ser político por excelência. As escrituras demonstram que a mulher é e sempre foi o apoio do homem pensador e fazedor, mas nada mais que isso".
E a única coisa que me veio à cabeça depois de ler tamanha barbaridade foi apenas um "Ai....", levando à mão à testa.

E depois lembrei-me de uma parrafada que eu mesma publiquei no Dia da Mulher, exaltando as diferenças entre homens e mulheres e dizendo que delas advém uma grande beleza. Mas essas diferenças não estão na qualidade de pensamento e na qualidade dos feitos. Serão as diferenças óbvias como o facto de uma mulher dar à luz e um homem não, de uma mulher ter uma maior aptidão para certos ofícios nos quais o homem é mais tosco. Ou o facto de o homem ter mais força física e, por conseguinte, ter uma capacidade defensiva maior ou o facto de ter também ele uma maior aptidão para certos ofícios que uma mulher não terá (mas não descorando as excepções, é claro). Serão então, também, as diferenças de um sentir e pensar, porque, de facto, não somos iguais. Mas como essas diferenças são complementares e nunca deveriam ser tratadas com desigualdade de dignidade e qualidade.
Sei empiricamente que tenho muito mais jeito e paciência para coser bainhas que o meu irmão. E sei empiricamente que ele tem muito mais jeito e paciência para jogar à bola. Ele vai ficar irritado por nem sequer acertar com o fio no buraco e se o conseguir vai coser tudo aos zig-zagues. Eu vou ficar irritada por nem sequer acertar na bola e vê-la passar a correr ao meu lado.
Sei empiricamente que as mulheres, regra geral, são mais dadas a arrumações, ao detalhe, às artes e inclusive aos cozinhados (embora os famosos chefs sejam quase sempre homens, mas simplesmente porque foi retirado o 'spotlight' à mulher durante muito tempo.) E sei empiricamente que os homens são mais dados aos arranjos eléctricos, à informática ou, em tempos idos, aos campos de batalha.
Mas também sei empiricamente que há excepções em todo o lado. Há mulheres que jogam à bola maravilhosamente e homens que fazem arranjos de flores como ninguém! E nem um nem outro têm de ser necessariamente homossexuais.

Mas, ainda que haja diferenças, onde entra a tal convicção de que um tem capacidade de liderança e o outro não? Onde entra a tal convicção de que um apenas apoia e o outro é que é realmente capacitado para pensar e fazer acontecer?
Em lado nenhum. É só a vergonhosa continuação de um achincalhamento ao Ser Mulher que pretendem perpetuar no tempo. E a única razão que me parece mais verosímil para que isto continue a acontecer é o grande temor que esta gente tem da mudança. Ui, como é difícil sair da zona de conforto... Ui, como temem eles que de repente as mulheres assumam cada vez mais cargos de liderança e eles sejam relegados para cargos de outro tipo. Cargos esses que de mal nada têm, salvo seja.
E porque têm eles tanto medo de sair dessa zona de conforto? Talvez porque já se aperceberam, há muitos milhares de anos, que de facto a mulher também tem poder.

Dizem também eles que não concordam com a união de casais homossexuais (ou melhor dito: desaprovam a homossexualidade, ponto final), porque dessas uniões não nascem frutos/filhos. E a pergunta que fica no ar é: E então o vosso voto de castidade? Sai criancinha dai?...Só se estiverem à espera do safado do Espírito-Santo que engravida virgens! Mas quanto a esse tipo, acho que vos enganou e bem. A virgem não era virgem e o Espírito era bem homem...
Mas também deixem-me que vos diga que de gente está o mundo cheio. E por isso, a nós um grande favor fazem em serem castos! Claro que toda a gente desconfia que entre as vossas quatro paredes 'vai tudo quanto mexe', mas isso a mim pouco me importa (só me importa se o que mexe forem criancinhas, as tais que vocês tanto prezam...não é? Porque de resto, é para o lado que eu durmo melhor.)

Este é um Papa pouco papável. Até tem um ar de avôzinho simpático, mas anda há muitos anos em péssimas companhias. Pouco papável como terão sido quase todos os outros. Mas há que 'pape'! Mas só o papam os que gostam de levar com areia nos olhos. Vai Papa, vai areia, vai papinha de areia, vai tudo.

E para terminar: porque haveremos nós de acreditar em parábolas escritas há mais de 2000 mil anos atrás se o que vem no Correio da Manhã, a cada dia, é 50% falso? Quem diz Correio da Manhã diz outro jornal/revista qualquer.
Mas tem piada, eu usei a palavra parábola. Ide ver o que significa o termo 'parábola' e parai de levar ao pé da letra as bem-ditas das escrituras. Escrituras essas que por acaso li (..edição Paulista, 2500 folhinhas de vegetal - um verdadeiro sacrifício..) e foi dos livros mais aborrecidos que algum dia tive o (des)prazer de ler. No entanto, se tiver a paciência de Jó (uma das muitas personagens bíblicas que sofreu horrores como provação), até pode ser que encontre muitos belos ensinamentos nele, mas creio que tudo dependerá da minha interpretação e da perspectiva em que eu mesma vou querer po-los.

E agora cantemos todos juntos: Põe tua mão na mão do meu senhor....
Amén!



12 comentários:

  1. Vais ser retirada da comunidade, melhor dizendo, vais ser excomungada!:)
    Como exercício de escrita está muito bem, e até concordo com muita coisa que dizes, mas não na totalidade.
    Bjs, vai continuando a exercitar os neurónios!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mãe, não te escondas atrás do pseudónimo 'Anónimo' !! AHAHA

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. O conceito de Deus é uma construção da humanidade!Um produto da arrogância humana ao tentar explicar o que obviamente ultrapassa as suas capacidades.Deus é também poder social!Primeiro o Xamã explorava o medo dos fenómenos naturais.Ao explicá-los tornava-se numa referência e partindo dai passava a dominar os seus seguidores.Depois vieram os Messias do monoteísmo,como forma de concentrar esse poder numa só entidade,numa só igreja.
    A igreja católica apostólica romana é a herdeira do Império Romano do ocidente tendo as suas dioceses sobrevivido à diluição do dito Império durante as consecutivas invasões bárbaras que ditaram o seu desaparecimento.Esta sobrevivência está na génese da igreja católica.Formada muito depois da morte de Cristo,após ser perseguida pelo mesmo estado que haveria de a tornar na sua única religião oficial.Com o Imperador (Papa)como seu líder supremo.Durante a idade média a Igreja católica apostólica romana consolidou o seu poder ao conferir legitimidade aos Reis e pretendeu levar o seu domínio ainda mais longe combatendo activamente outras religiões, com as consequências conhecidas, das quais destaco o santo oficio e a perseguição aos judeus que afastou uma das comunidades financeiras mais dinâmicas que a sociedade Portuguesa da época dispunha.Se observares o papel secundário que a sociedade romana atribuía às mulheres e o problema de uma igreja riquíssima,que durante toda a sua existência teve nas suas fileiras gente oriunda de famílias poderosas, entendes que conferir às mulheres um papel mais executivo e legislativo no seio da igreja levaria a mudanças inversas às operadas na dita igreja a dada altura.Medidas que visaram impedir que os bens e propriedades amealhados pela dita se dispersassem em dotes e heranças.Para finalizar esta é também a única explicação que encontro para a exigência do celibato e da confusão que a dita igreja faz entre amor e sexo a que fizeste e bem alusão no texto que comento agora.

    Bjs do tio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, meu TIO, pela aula de história!!! :D
      Gostei muito! Ainda que sejam coisas já mais que repisadas... mas aquilo que eu escrevi também já não é novo!
      Agradecida por leres... pelo menos ainda tenho três ou quatro pessoas que se importam com as minhas opiniões :p
      Beijo da Sobrinha! :p

      Eliminar
    2. Não podemos falar de religião sem repisar muita coisa! ;)

      Eliminar
  4. O celibato dos seus sacerdotes e o papel secundário que a igreja católica apostólica romana confere às mulheres no seu seio e por consequência na sociedade é produto de reformas que a dita igreja teve de fazer a dada altura da sua longa história de poder, para impedir que o seu espólio se diluísse em dotes e heranças.A dificuldade em aceitar a homossexualidade provem da confusão que a mesma igreja persiste em fazer entre amor e sexo!
    Bjs do tio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, isso também já sabia. Antigamente os padres tinham mulheres e filhos e a Igreja decidiu abolir com isso para que a riqueza do Clero ficasse sempre no Clero. Mas eu cá acho que fazem muito bem, quanto menos meninos postos no mundo, neste momento, melhor. Não só porque o mundo está a abarrotar, mas também porque esses mesmo paizinhos iriam abusar deles. lol

      Eliminar
    2. Certas zonas do mundo estão a abarrotar de facto.É um problema de concentração, de gente,de dinheiro e de pulsões libidinosas entre outras.

      Eliminar
  5. Sobre a escolha deste papa e as polémicas que já leste sobre ele penso que são ecos do espectáculo a que assistimos antes da votação, com antigos escândalos de outros cardeais a aparecerem nas noticias.Aparentemente a luta pelo poder dos lobbies no seio da igreja católica apostólica romana é tal que não se importam de dar esse triste show quando todo o mundo olha para eles...Voltando ao novo papa e a tua desilusão compreensível, pois ouviste inicialmente falar em reformador da igreja, lembro-te que Gorbachev o pai da perestroika, foi eleito por uma estrutura que acabou por reformar levando à extinção da dita, mas a USSR já estava na penúria o que não me parece ser o caso do Vaticano 2013.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiz questão de dizer que não está confirmado se ele disse ou não aquilo. Temos plena consciência que este tipo de mediatismo produz muitas brincadeiras, exageros, extrapolações...fraudes.
      Se ele não o disse, melhor ainda, fico mais feliz.
      Mas como já vem sendo regra a Igreja ter este tipo de pensamento em relação à mulher, não me espantaria de todo que realmente tenha proferido aquela barbaridade.
      Contudo, o humano é falível, erra, e o Papa é humano como qualquer outra pessoa. Esperamos apenas que se reeduquem e mudem os seus valores (alguns, não todos, porque alguns são bons - nem tudo está mal) porque além de ofenderem muitas pessoas, estão eles mesmos a cavar a própria sepultura. Um dia a Igreja terá menos força, cada vez menos. Até extinguir, como qualquer outro Imperio da história e como qualquer outro sistema ou estrutura mal parida.

      Eliminar
    2. Penso que esse dia já chegou!Basta ver que neste país em que antigamente os pobres ou iam para policias,para militares ou para padres a igreja católica de hoje tem que importar sacerdotes do Brasil,da Polónia etc...Não será por falta de pobres ou excesso de empregos decerto! ;)

      Eliminar