quarta-feira, 8 de julho de 2009

Anos 90


Tenho a sensação que os anos 90 foram uma década um pouco ignorada. Ou talvez ainda não seja tempo para os valorizar e reviver, já que os revivalismos têm tendência a acontecer pelo menos 30 anos depois.
Eu cresci nos 90 (bem, continuei a crescer depois disso, mas dei as minhas primeiras passadas enquanto gente nessa década), e talvez por isso tenha em mim essa nostalgia. Era uma criança, mas vai-se lá saber porquê, gostei sempre mais das coisas que os adultos faziam e ouviam que ligar às coisas da minha idade.
Adorava e continuo a adorar aquele estilo meio punk, meio grunge, do inicio da década... os cabelos compridos, as botas de biqueira de aço e os calções esfarrapados nos rapazes, que continuavam a parecer putos por mais que crescessem. Não posso dizer que ache sexy, mas exerce um certo magnetismo em mim, isso é certinho. Estava em voga a simplicidade, tornando-se numa verdadeira lufada de ar fresco depois do barrocos 80 (ainda que nas mulheres aquelas calças de cós alto não me atraiam muito, nem tão pouco as t-shirts a mostrar a barriga) e eu sempre achei arrepiante a moda dos 80. A nova estética, como quase todas elas, esteve sempre a par da estética dos músicos da altura, boas bandas Rock, Punk, Grunge, muitos popularizadas, sendo este último estilo musical surgido mesmo na transição dos 80 para década de 90.
Pélo-me pelo Kurt Cobain, pelo Eddie Vedder e pelo Whitfield Crane. Continuo a achá-los lindos como da primeira vez. Claro que agora devem estar gordos... pelo menos os que sobreviveram. E tenho tanto medo de perder a imagem que tenho deles, que não vou cair na tentação de ir ver fotografias actuais ao Google. Para mim vão ter sempre aquele aspecto de há quase 20 anos atrás.
Aos dez anos a minha maior frustração foi não ter idade suficiente para ir ao concerto dos Ugly Kid Joe, ao qual o meu irmão (com 14 na altura) conseguiu ir. Fiquei duas horas a chorar à janela. Sim, era completamente apaixonada pelo vocalista, mas assim duma fixação que hoje só dá para rir quando me lembro. Cheguei a achar que o ia conhecer, casar com ele e ter muitos filhinhos de cabelo comprido. E até hoje pergunto-me se com 14 anos o meu irmão poderia ter entrado sem falsificar o BI.
Depois também havia o BritPop, o PopRock e derivados, com uma estética mais composta, mas mais obscura. O metal sinfónico teve grandes contribuintes e muitos temas ainda estão no ouvido de muita gente. Portugal conheceu também bons autores. Quem não se lembra dos Quita do Bill?
Bem, há que dizer que não entendo profundamente a história da música nem sei rotular estilos musicais no seu mais ínfimo pormenor, por isso espero que não me apareça aqui uma daquelas pessoas que sabem de cor todas as influências existentes em cada música, mas a verdade é que música dos 90 continua a acompanhar-me até hoje, saiba eu pouco ou muito acerca dela.

Nos dias de hoje também há óptimas referências. Em todas as Eras surgirão trabalhos de qualidade que ficarão para a posteridade. Mas, como em qualquer Era também, há muita fuleirada. No outro dia estava a passar pela minha escola onde andei do 5º ao 9º ano, e deparei-me com um bando de miúdos com as sobrancelhas arranjadas, cabelos aerodinâmicos e camisas rigorosa e estrategicamente engomadas, artilhados de telemóveis e mp3's. E fiquei a pensar "raios partam os Tokio Hotel, que transformaram esta geração em bonecas de porcelana urbanas." Antes os cabeludos em cima de um skate. 

Fica então aqui a lembrança de boas bandas, algumas ainda no activo mas outras já extintas:

Pearl Jam
Nirvana
Radiohead
Guns and roses
Green Day
Ugly Kid Joe
The Verve
Oasis
The Smashing Pumpkins 
Prodigy
Garbage
Quinta do Bill (eh eh)
Sétima Legião
Entre aspas
Sitiados

Depois apareceram as Spice Girls e os Backstreet Boys e estragaram tudo...


2 comentários:

  1. AHAH até digo que a proprias spice girls, back boys e take that dão tb a sua marca nos anos 90. Havia de tudo... para não falar no euro pop! ahah
    Xunguinha, os anos 90 rulam!

    André

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito! Mas olha que os anos 80 trouxeram também grandes bandas que vieram influenciar as dos anos 90 como os grandes PIXIES ou os THE CURE que já vêm de 1976... De qualquer maneira é sempre bom ver um tributo aos anos 90!

    ResponderEliminar