segunda-feira, 8 de junho de 2009

A conquista do Betão

Ele até merece letra grande porque se não é omnipresente como Deus, está quase a apanhá-lo! Ele é prédios, estradas, pontes e viadutos. Ele vai de casas a casões, de Nacionais a Auto-estradas, de vozes a nozes. E agora decidiu também destruir a vista que tinha da janela do meu quarto.
Eu achava que era privilegiada. Era um privilégio morar num paralelipípedo cinzento e feio sem ter de o ver nem a ele nem a similares criações. Partilhava da mesma sensação de alguém que um dia disse que ia almoçar todos os dias à Torre Eiffel, não porque a adorasse, mas sim porque era o único sitio de Paris de onde não se via a Torre Eiffel.
De facto, do meu feio prédio, da janela do meu quarto, até tinha uma vista agradável. Claro está que se pusermos um postal da Suiça ao lado da vista da minha janela, será uma triste comparação. Não tinha propriamente uma cordilheira montanhosa, com vaquinhas lindas e anafadas, como as do anúncio da Milka, a bambulearem-se de um pasto para outro, mas no seu todo, era um quadro bonito, pontilhado por árvores e casinhotos, velhas quintas com velhas oliveiras. Mas agora apenas sobreviveram algumas couves e uns quantos tuberculos, porque o resto fui brutalmente decepado para dar lugar ao Deus Betão.
Não estou preocupada com a hipótese de me entrar um carro pela janela adentro, porque o bem-dito viaduto que ali está a nascer, não está suficientemente próximo. Mas está suficientemente próximo para poluir a minha visão com 1 dioptria de miopia em cada olho, sem ter de por os oculos.
E eles dizem que vai melhorar o escoamento do trânsito e tcha tcha tcha, mas parece-me a mim que quanto mais estradas constroiem mais necessidade as pessoas têm de andar de carro. E quanto mais se andar de carro mais estradas se têm de construir porque o ciclo é um granda viciado. Aliás, alguém ponha em reabilitação esse fulano.
Em suma, eu estava feliz com a pequena favela que tinha à frente, com direito a galinhas e crianças cm ranho no canto das narinas. Gostava desse anacronia das oliveiras e casebres do século XIX de antigas quintas, misturadas com o pequeno bairro de casinhotos com pouco mais da minha idade. Estava feliz com isso. Mas agora, toma lá com um viaduto e quem sabe com o entulho das obras que nunca mais dali vai sair, para ver se voltas para a o ecrã da televisão em vez de estares à janela! Onde já se viu isto...

Sem comentários:

Enviar um comentário